segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

O que faz a Assembleia Legislativa de São Paulo?

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) é um dos três poderes democraticamente instituídos pela Constituição Federal de 1988, e ratificado pela Constituição do Estado de São Paulo de 1989. Sua função é a de elaborar leis estaduais e fiscalizar seu cumprimento, por meio da atuação dos deputados estaduais.

Atua em harmonia em relação ao Executivo e ao Judiciário paulistas, mas de forma independente. Em sua estrutura política operam 94 representantes eleitos, organizados em comissões temporárias e permanentes, além da Sessão Plenária Da Alesp.

Apesar de o Legislativo paulista ter competência para propor e implementar leis e regramentos, sua autonomia não é absoluta. O Executivo possui a prerrogativa de vetar proposições que, eventualmente, sejam excessivas ou que imponham custos aos cofres públicos. Por outro lado, o Executivo precisa da aprovação do Poder Legislativo para implementar políticas e programas governamentais.

Essa relação caracteriza o sistema de freios e contrapesos, um método de controle e monitoramento mútuo entre os poderes republicanos que pretende coibir excessos e aprimorar o processo de construção política.

Assim, com a sanção do Governo do Estado (na figura do Governador), a Constituição Estadual atribui à Alesp competências para legislar sobre matérias relacionadas a todo o espectro de atuação do Estado, como sistema tributário estadual e a instituição de impostos, taxas e contribuições; leis de diretrizes orçamentárias e operações financeiras do Governo do Estado; organização administrativa e de recursos humanos do Executivo e do Judiciário; aquisição, uso e desafetação de patrimônio público; entre outros.

Em outras palavras, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é o espaço de discussão e proposição de legislações, bem como de controle e fiscalização dos atos do Governo do Estado e do Governador.

Quer saber mais sobre os Três Poderes paulista? Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissões da Alesp analisam obrigatoriedade de seguranças em escolas públicas de São Paulo

Três comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vão analisar o mérito e a constitucionalidade do Projeto de Lei nº 737/2023...